Com o avanço da produção de processadores, a indústria buscou melhorias na forma de produção. A arquitetura RISC surgiu para atender uma crescente demanda de microprocessadores, fornecendo um conjunto de instruções simples e pequenas, de forma a atender a crescente demanda de produção de processadores necessários em dispositivos de todo o tipo.

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com Conjunto Reduzido de Instruções(RISC) é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos sao RISCs. Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzido não tem microprogramação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Com todas essas características, a arquitetura possui um conjunto mı́nimo de instruções e um baixo nı́vel de complexidade. Atualmente RISC é a arquitetura adotada por processadores de vı́deo games modernos. Grande parte dos microprocessadores modernos são RISC, como exemplo ARM, MIPS, SPARC e o PowerPC.

A metodologia que será apresentada na criação dos modelos computacionais de edição gênica serão baseados em arquiteturas com baixo valor de implantação. A arquitetura RISC avança com certa vantagem pois, sendo um sistema de hardware embarcado, seu custo é inferior aos modelos de computação atualmente empregados para tal função.

 

Referências:

 

BRUSCHI, S. M., SSC510 – Arquitetura de Computadores – 2. Aula – CISC e RISC. Notas de Aula. http://conteudo.icmc.usp.br/pessoas/otj/SSC0510 arquivos/ Acessado em 24 de abril de 2017

PEIXOTO, R.L. (2017) Caracterização da execução das aplicações do Benchmark Mibench em simuladores de processadores RISC, Faculdade de Computação / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, 2017, 19p.

TANENBAUM, A. S., Sistemas Operacionais Modernos. 2.Ed, São Paulo, SP: Prentice Hall, 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *