A cultura de inovação nas empresas

Categorias Colab - Administração
Texto de Michele Souza Teles e Renato Lemes Peixoto

 

A busca por novos processos dentro das empresas é constante. A inovação, tanto física, moral e tecnológica visa à busca por melhores processos para garantir um produto final de melhor qualidade que satisfaça a necessidade dos clientes, sejam internos ou externos.

A cultura de inovação não é algo novo. Basta retrocedermos a era da industrialização, onde as então empresas de manufatura passaram a industrializar-se para garantir a produção de suas manufaturas rapidamente. Tudo é questão de procurar o novo.

Diversas vezes a inovação é caracterizada pela introdução de um novo produto ou serviço (AEVO,2017), porém a implantação de um método de “como se fazer” pode ser caracterizado como uma inovação.

No campo tecnológico, a empresa Nokia, nas décadas de 1990 e 2000, dominava o mercado. Bastou uma empresa do ramo de tecnologia inovar com um produto diferenciado e, a então líder de mercado sumir do cenário mundial. Isso vale para todos os outros mercados. Cite como exemplo as grandes lojas de departamento Mappin. Nas décadas de 1980 nenhum analista de mercado poderia sugerir que ela seria engolida por outras empresas e acabaria por ficar na história do varejo nacional.

A inovação precisa ser constante nas empresas. Nós, gestores, precisamos estar em constante reciclagem de idéias. Hoje, o mundo comercial é amplamente voltado para o marketing digital. Empresas que outrora estavam isoladas desse meio precisam se reinventar para estarem presentes no atual mercado.

A inovação também parte pelas equipes, a força de trabalho das empresas. Muitas vezes o investimento em treinamento é recompensado no futuro. Empresas de tecnologia estão na vanguarda. O Google, como exemplo, é o paraíso para os jovens. Suas instalações inovam dia-a-dia, garantindo o melhor local possível para que seus colaboradores sejam criativos e produzam os melhores produtos possíveis.

Inovar é garantir-se no mercado global. Empresas de produtos simples, com pequenas modificações impulsionam seus lucros. Um exemplo de sucesso é a franquia Delicias do Cerrado, localizado no interior do estado de Goiás. Uma empresa que vendia picolés e, quando estavam em crise, observaram o mercado local e modificaram suas estruturas e passaram a fabricar sorvetes com sabores locais, tipicamente brasileiros. Foi um sucesso imediato. Hoje eles estão presentes em diversos estados brasileiros, garantindo lucro tanto para os idealizados da idéia, quanto para seus franqueados.

São medidas simples que podem gerar grandes idéias. Inovar é simples. Basta agir.

Referências

Blog AEVO, Cultura de inovação nas empresas: Por que e como implantar? Disponível em http://blog.aevo.com.br/cultura-da-inovacao-nas-empresas-por-que-e-como-implantar/ acessado em 20 de agosto de 2018.

Delícia do Cerrado, disponível em http://www.deliciasdocerrado.com.br/ acessado em 20 de agosto de 2018.

Revista Exame, As regalias que fazem todo mundo querer trabalhar no Google. Disponível em https://exame.abril.com.br/carreira/beneficios-que-fazem-todo-mundo-querer-trabalhar-no-google/ acessado em 20 de agosto de 2018

UOL Economia, Mappin faria 100 anos; relembre a história da loja de departamentos. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/ redacao/2013/12/10/mappin-faz-100-anos-relembre-a-historia-da-loja-de-departamentos.htm acessado em 20 de agosto de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *